Atividades
Os principais atrativos da região estão em cidades vizinhas, como Blarney, cidadezinha a oito quilômetros do centro de Cork que ostenta uma fortificação medieval muito famosa por possuir uma pedra, que diz a lenda, beneficia quem a beija com o dom da eloquência.
Ainda mais próximo ao centro de Cork, é possível fazer uma caminha de apenas dois quilômetros para chegar ao Blackrock Castle, hoje sede de um projeto de pesquisa científica que permite interação de crianças e adultos.
Um pouco mais afastada, cerca de 30 minutos de ônibus, está Middletown, onde está a fábrica de um dos whiskies mais tradicionais da Irlanda, o Jameson. O passeio vale a pena, mesmo para quem não gosta de beber.
Gastronomia
The Abbey (Main Street, Carrigaline) é uma escolha certa para quem gosta de culinária europeia e frequentar ambientes elegantes. Para uma experiência inusitada, o Cafe Paradiso (16 Lancaster Quay) é ideal, por tratar-se de um vegetariano de comida criativa. Até os amantes de carne vermelha vão se render.
Compras
Cork possui dois lugares obrigatórios para compras: o Mother Jones Flea Market (esquina da MacCurtain Street com a York Street), um mercado de pulgas para os que adoram barganhar, e a Records and Relics (14 Lancaster Quay), uma loja eclética com artigos vintage, incluindo roupas de época.
Como chegar
Cork está a cerca de 250 quilômetros da capital Dublin, em uma viagem de cerca de três horas de trem ou carro.
Melhor época
Entre maio e junho, quando o clima é propício para caminhadas e descobertas ao ar livre. Julho e agosto também são recomendados, mas a cidade está repleta de viajantes, incluindo os próprios irlandeses.